Ideal para o desenvolvimento de soluções em temperaturas mais elevadas, o PTFE (Politetrafluoretileno) apresenta elevada resistência mecânica e elétrica. Por ser de fácil usinagem e permitir a aplicação de aditivos, é um plástico de engenharia altamente versátil e muito solicitado no mercado. A Logfer trabalha com o PTFE, semicristalino, infusível, insolúvel e antiaderente.
O PTFE - Politetrafluoretileno tem suas principais características baseadas em inércia química que é maior que qualquer outro material, estabilidade em altas temperaturas (podendo trabalhar continuamente de 180ºC à 300ºC) e baixas temperaturas. Também possui excelentes propriedades elétricas e baixo coeficiente de atrito.
Esse material não é afetado por radiações ultravioletas, não sofre efeito de envelhecimento nem mesmo em contato com o ar e é um excelente isolante elétrico. A superfície anti aderente contribui para que não transmitam odores e sabor para os materiais que entrem em contato.
A Logfer é a empresa de plásticos de engenharia com o estoque mais diversificado do Brasil, por esse motivo os materiais como chapa de ptfe são extremamente procurado por nossos clientes atendendo a expectativa de qualidade e desempenho. Por esse motivo, se você procura chapa de ptfe, veja esse arquivo com algumas aplicações industriais.
A chapa de ptfe é considerada um plástico nobre devido as suas características de resistência a temperatura e diversas resistências, além de ser atóxico e muito utilizado principalmente em indústrias com altíssima exigência relacionada a contaminações.
Nesse texto queremos exemplificar por segmento algumas aplicações da chapa de ptfe e mostrar a sua amplitude de aplicações, caso você tenha um projeto e precise de orientação em relação a escolha do material, procure nossa equipe de desenvolvimento industrial, que pode te auxiliar não só com a chapa de ptfe quanto outros materiais.
Indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica: O PTFE (inclusive chapa de ptfe) pode ser utilizado nas indústrias de de alimentos, bebidas, cosméticos e farmacêutica. Os componentes de transporte - perfis, trilhos de guia e escorregadores - podem suportar altas temperaturas dentro de fornos de cozimento e secagem.
Aplicações laboratoriais: Tubulações, tubulações e vasos de PTFE são usados em vários utensílios de laboratório devido à sua resistência química e inércia. Nenhum contaminante adere à superfície.
Almofadas de rolamento: O PTFE preenchido com vidro pode ser cortado ou estampado nas almofadas de rolamento e resistirá a qualquer degradação relacionada ao clima, mantendo uma interface inerte entre materiais de construção diferentes, como aço e concreto.
Compostos de PTFE: Vários materiais de enchimento podem ser misturados com a resina de base de PTFE para melhorar certas propriedades, por exemplo, fibra de vidro, contas de vidro, carbono, grafite, bissulfeto de molibdênio, bronze, etc.
A chapa de ptfe não derrete; não pode ser moldado em formas complexas, mas pode ser usinado. O PTFE é facilmente usinado usando equipamentos e ferramentas de carpintaria e estampagem mecânicos padrão. A maioria das formas é vendida um pouco grande demais para facilitar o corte e a usinagem nos tamanhos exatos.