Esta correia é geralmente usada em sistemas onde é necessária sincronia entre partes, podem ser utilizadas para movimentação linear, transferência de produtos e transmissão de força. Nas máquinas ferramentas, máquinas têxteis, indústria automóvel, bombas e compressores, ventiladores, equipamento doméstico e etc.
Notas: As correias sincronizadoras em borracha são identificadas da seguinte maneira:
Comprimento: O comprimento de uma correia dentada é mostrada na primeira parte da designação da correia. O primeiro número é o comprimento do passo em décimos de uma polegada. A 150 XL 037 tem um comprimento do passo de 15,0".
Passo: O passo é a distância de centro a centro dos dentes (em polegadas). Mostra-se na segunda parte da designação da correia por uma letra ou letras. Número de peça 150 XL 037 tem um passo de 0,20”.
Largura: A largura é mostrada na última parte da designação da correia. Número de peça 150 XL 037 é 0,37" de largura.
|
São constituídas de dentes trapezoidais e medidas em polegadas (sistema inglês). São compostas de neoprene e cordonéis de fibra de vidro (Kevlar). Transmitem força e movimento através do contato entre os dentes da correia e os dentes da polia sincronizadora. Os dentes da sincronizadora se encaixam perfeitamente na polia e há um sincronismo entre a polia e a correia, não há escorregamento. Permitem precisão e maior controle dos movimentos relativo entre peças do sistema. Folga mínima e operação silenciosa. Requerem menos intervenções, prolongando, o tempo entre trocas. Por não necessitarem de lubrificação, diminuem os custos de limpeza e manutenção dos sistemas de transmissão, além da enorme estabilidade dimensional. Dificilmente a correia rompe repentinamente, evitando desta maneira a danificação do maquinário ou ferramental.