Correia é o elemento flexível, que pode ser composta de vários materiais e formas, responsável pela transmissão de rotação entre duas árvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmissão por correias lisa E é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente. A transmissão por correia em V é bem adequada para utilizações em que a distância entre eixos rotativos é grande, e é usualmente mais simples e mais econômica que as outras formas alternativas de transmissão de potência. a transmissão por correia frequentemente elimina a necessidade de um arranjo mais complicado de engrenagens, mancais e eixos. Com discernimento apropriado fácil reposição e, em muitos casos, em função da sua flexibilidade e capacidade de amortecimento, reduzem a transmissão de choques mecânicos e vibrações espúrias entre eixos. A transmissão de potência no conjunto só é possível quando existir atrito entre polia e correia D 144, e o mesmo é obtido através de uma tensão inicial uniforme entre o conjunto. Quando em funcionamento essa tensão desaparece, não fica uniforme e observa-se que enquanto um lado fica tensionado o outro fica frouxo, causando consideravelmente uma deformação na correia ("creep"). De forma mais simples essa deformação pode ser explicada: um lado estica e o outro comprime(volta ao estado inicial). Outro fenômeno que pode acontecer em correias em V lisa é o "deslize" cuja principal causa é uma tensão inicial insuficiente e/ou sobrecarga no eixo resistente, não dando o atrito necessário entre o conjunto(polia e correia). O fenômeno creep é inevitável, já o deslize pode ser evitado com a aplicação de uma tensão inicial correta na correia . Correia em V lisa na mecânica, é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para outras. As correias em V são elementos de transmissão clássicos para transmissão não positiva de binários. As correias em V estão sujeitas a envelhecimento e desgaste. Por essa razão, têm de ser controladas e substituídas a intervalos regulares. Esta correia E-144 é geralmente aplicada em Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Aplicação: Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Características e Vantagens: As correias em V E Logfer são mais baratas do que outras formas de transmissão e tem um funcionamento suave nas paradas e partidas. Operação silenciosa e sem lubrificação. Absorve as vibrações desagradáveis e prejudiciais. Requer mínima limpeza e manutenção robusta e durável. Possui vasta seleção de velocidades. Fácil instalação e substituição. Relativamente pouco afetadas pela umidade, poeiras abrasivas ou variações extremas de temperatura. Fusível para os componentes do sistema.
Correia Perfil E | ||||
REF. DA CORREIA | C.D. | C.E | ||
( pol. ) | ( mm. ) | ( pol. ) | ( mm. ) | |
E144 | 149 | 3772 | 151 | 3835 |
E180 | 185 | 4686 | 187 | 4750 |
E195 | 200 | 5067 | 202 | 5131 |
E202 | 207 | 5245 | 209 | 5309 |
E210 | 215 | 5448 | 217 | 5512 |
E225 | 230 | 5829 | 239 | 6058 |
E240 | 241 | 6121 | 244 | 6185 |
E270 | 271 | 6883 | 274 | 6947 |
E300 | 301 | 7645 | 304 | 7709 |
E325 | 326 | 8280 | 329 | 8344 |
E330 | 331 | 8407 | 334 | 8471 |
E360 | 361 | 9169 | 364 | 9233 |
E390 | 391 | 9931 | 394 | 9995 |
E420 | 421 | 10693 | 424 | 10757 |
E480 | 481 | 12217 | 484 | 12281 |
E540 | 541 | 13741 | 544 | 13805 |
E600 | 601 | 15265 | 604 | 15329 |
E660 | 661 | 16789 | 664 | 16853 |