Correias dentadas são correias em que o torque e a potência transmitidos para a polia não dependem do atrito para tal tarefa. Isso ocorre porque a correia dentada CX se encaixa nos canais da roda dentada. Esse encaixe promove uma velocidade angular constante sem deslizamento ou fluência. A transmissão por correias dentadas é feita de modo que os dentes da correia não saltem dos canais da roda dentada, por isso existe uma necessidade de uma pré-carga mínima evitando o salto dos dentes quando se dá a partida ou quando se para a transmissão. Em consequência da rigidez dos cordonéis a uma imperceptível mudança no comprimento da correia ou do passo do dente. Em função disso, a medida em que cada dente da correia engrena com os canais da polia, o encaixe permanece até o fim do engrenamento. O perfil do dente CX e o passo da correia assim como o perfil do dente e o passo da polia são fabricados de maneira suave para manter uma uniformidade entre o dente e o passo da correia junto com o dente e o passo da polia, tendo um encaixe o mais uniforme possível. Em sua maioria os dentes das correias dentadas tem o perfil trapezoidal, porém para usos mais pesados o perfil do dente é modificado para se obter uma maior seção transversal de cisalhamento promovendo uma redução de tensão de cisalhamento no dente da correia. As correias dentadas tendem a operar com suavidade e silêncio e não à variação de velocidade por ação poligonal como à em transmissão por corrente.
Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Polias desalinhadas provocam desgaste excessivo e ocasionam a“virada” da correia na polia.
Utilizar um dos equipamentos da Gates para o correto tensionamento das correias, seja o tensiômetro mecânico ou o Tensiômetro Eletrônico. Na impossibilidade de uso de uma desta ferramenta de aplicação prática, use seu bom senso (use seus olhos e ouvidos para detectar se a correia patina quando em funcionamento, aplicando-se uma força no vão da transmissão para verificar se está frouxa ou tensa demais). O melhor tensionamento é aquele ponto em que a transmissão está com o menor tensionamento sem a correia patinar. Uma transmissão pouco tensionada provoca desgaste e superaquecimento pelo atrito.
Quando supertensionada, poderá comprometer os eixos, mancais e rolamentos pela fadiga prematura. A substituição de correias sempre deve ser feita sem o uso de ferramentas que entrem em contato com a correia ou com a polia. Assim procedendo, você preservará a vida dos cordonéis e manterá as polias intactas.
Deve-se evitar ao máximo os “trancos” ( cargas de choque ) na máquina. Assim, você evitará a ruptura prematura das correias. Não se esqueça que a correia atua como “fusível” ( proteção ), rompe-se antes de comprometer outros componentes ( eixos, mancais e rolamentos ). O manual de operação do equipamento deverá ser lido com atenção, pois ele traz todos os cuidados a serem tomados com o equipamento.Sempre siga as instruções do manual.
Armazenamento:
Armazenar em prateleiras, em caixas, em recipientes, ou mesmo penduradas em um rack na parede, desde que seja utilizado um suporte com diâmetro igual ou maior que o diâmetro mínimo da polia de operação para essa correia. A condição ideal é abaixo de 30°C e a 70% de umidade relativa. Armazene as correias em ambiente fresco e seco, sem luz solar direta.
Garantia:
As correias Industriais Logfer tem garantia total contra defeitos de fabricação. É importante que qualquer anormalidade ou reclamação seja acompanhada da ficha de ocorrência, com descrição detalhada do ocorrido. Solicite ao seu revendedor sua ficha de controle de garantia, quando da aquisição de sua correia. Correia mal aplicada não cabe garantia.
Norma | Largura ( mm ) | Altura ( mm ) | Ângulo | Máximo Número de frisos | Passo ( mm ) |
MPTA-RMA-RAC IP-20 DIN 2215 | 13,0 | 8,00 | 40° C | NÃO SE APLICA | NÃO SE APLICA |
Satisfaz as exigências das normas ABNT NBR / RMA / ISO
C. D. = Comprimento Datum / Longitud Datum - C. E. = Comprimento Efetivo / Longitud efectiva
Ref. da | Qtd. | Ref. da | C. D. | C. E. | Qtd. | Ref. da | Qtd. | C. D. | C. E. | |||||||
Correia | Min. | Correia | Pol. | mm | Pol. | mm | Min. | Correia | Min. | Pol. | mm | Pol. | mm | |||
CX-20 | 10 | CX-41 | - | - | - | - | 10 | CXS-62 | 10 | 65 | 1648 | 66 | 1687 | |||
CX-21 | 10 | CXS-42 | 45 | 1140 | 46 | 1179 | 10 | CXS-63 | 10 | 66 | 1674 | 67 | 1712 | |||
CX-22 | 10 | CX-43 | - | - | - | 10 | CXS-64 | 10 | 67 | 1699 | 68 | 1737 | ||||
CX-23 | 10 | CXS-44 | 47 | 1191 | 48 | 1229 | 10 | CXS-65 | 10 | 68 | 1725 | 69 | 1763 | |||
CX-24 | 10 | CXS-45 | 48 | 1217 | 49 | 1255 | 10 | CXS-66 | 10 | 69 | 1750 | 70 | 1788 | |||
CX-25 | 10 | CXS-46 | 49 | 1242 | 50 | 1280 | 10 | CXS-67 | 10 | 70 | 1775 | 71 | 1814 | |||
CX-26 | 10 | CXS-47 | 50 | 1267 | 51 | 1306 | 10 | CXS-68 | 10 | 71 | 1801 | 72 | 1839 | |||
CX-27 | 10 | CXS-48 | 51 | 1293 | 52 | 1331 | 10 | CXS-69 | 10 | 72 | 1826 | 73 | 1864 | |||
CX-28 | 10 | CXS-49 | 52 | 1318 | 53 | 1356 | 10 | CXS-70 | 10 | 73 | 1852 | 74 | 1890 | |||
CX-29 | 10 | CXS-50 | 53 | 1344 | 54 | 1382 | 10 | CXS-71 | 10 | 74 | 1877 | 75 | 1915 | |||
CX-30 | 10 | CXS-51 | 54 | 1369 | 55 | 1407 | 10 | CXS-72 | 10 | 75 | 1902 | 76 | 1941 | |||
CX-31 | 10 | CXS-52 | 55 | 1394 | 56 | 1433 | 10 | CXS-73 | 10 | 76 | 1928 | 77 | 1966 | |||
CX-32 | 10 | CXS-53 | 56 | 1420 | 57 | 1458 | 10 | CXS-74 | 10 | 77 | 1953 | 78 | 1991 | |||
CX-33 | 10 | CXS-54 | 57 | 1445 | 58 | 1483 | 10 | CXS-75 | 10 | 78 | 1979 | 79 | 2017 | |||
CX-34 | 10 | CXS-55 | 58 | 1471 | 59 | 1509 | 10 | CXS-76 | 10 | 79 | 2004 | 80 | 2042 | |||
CX-35 | 10 | CXS-56 | 59 | 1496 | 60 | 1534 | 10 | CXS-77 | 10 | 80 | 2029 | 81 | 2068 | |||
CX-36 | 10 | CXS-57 | 60 | 1521 | 61 | 1560 | 10 | CXS-78 | 10 | 81 | 2055 | 82 | 2093 | |||
CX-37 | 10 | CXS-58 | 61 | 1547 | 62 | 1585 | 10 | CXS-79 | 10 | 82 | 2080 | 83 | 2118 | |||
CX-38 | 10 | CXS-59 | 62 | 1572 | 63 | 1610 | 10 | CXS-80 | 10 | 83 | 2106 | 84 | 2144 | |||
CX-39 | 10 | CXS-60 | 63 | 1598 | 64 | 1636 | 10 | CXS-81 | 10 | 84 | 2131 | 85 | 2169 | |||
CX-40 | 10 | CXS-61 | 64 | 1623 | 65 | 1661 | 10 | CXS-82 | 10 | 85 | 2156 | 86 | 2195 |
Correia Dentada BX
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia ocorrendo em passos largos, é possível encontrar diversas indústrias que fazem a utilização de máquinas e equipamentos cada vez mais modernos. O resultado que é obtido com a utilização dessas máquinas e equipamentos é a melhora dos processos industriais, e com essa melhora, os serviços oferecidos ou os produtos fabricados por essas empresas, com certeza será melhor do que os serviços oferecidos por empresas que não se adaptaram às inovações do mercado.
E as grandes máquinas e equipamentos das indústrias de hoje em dia, só poderão desenvolver suas atividades corretamente, caso suas peças internas estejam operando com o máximo de seu potencial. E uma das peças mais importantes nas grandes indústrias e empresas é a correia dentada industrial. É através da correia dentada industrial que o sincronismo com as polias poderá ser feito de forma adequada.
Além da já conhecida resistência, a correia dentada industrial possui fácil manuseio e possui dentes que são moldados e desenhados especialmente em sua superfície para auxílio nas alternâncias de velocidade que o motor poderá oferecer. A durabilidade e precisão que se pode alcançar com a correia dentada industrial são, com certeza, as grandes vantagens oferecidas por esse equipamento. Além disso, como a correia dentada industrial poderá oferecer maior resistência e durabilidade, serão evitados manutenções e consertos cotidianos e frequentes. O material que é fabricado a correia dentada é resistente, porém oferece fácil flexão. Isso evitará certas complicações na hora de fazer a troca do equipamento.