Correia é o elemento flexível, que pode ser composta de vários materiais e formas, responsável pela transmissão de rotação entre duas árvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmissão por correias lisa D é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente. A transmissão por correia em V é bem adequada para utilizações em que a distância entre eixos rotativos é grande, e é usualmente mais simples e mais econômica que as outras formas alternativas de transmissão de potência. a transmissão por correia frequentemente elimina a necessidade de um arranjo mais complicado de engrenagens, mancais e eixos. Com discernimento apropriado fácil reposição e, em muitos casos, em função da sua flexibilidade e capacidade de amortecimento, reduzem a transmissão de choques mecânicos e vibrações espúrias entre eixos. A transmissão de potência no conjunto só é possível quando existir atrito entre polia e correia D 144, e o mesmo é obtido através de uma tensão inicial uniforme entre o conjunto. Quando em funcionamento essa tensão desaparece, não fica uniforme e observa-se que enquanto um lado fica tensionado o outro fica frouxo, causando consideravelmente uma deformação na correia ("creep"). De forma mais simples essa deformação pode ser explicada: um lado estica e o outro comprime(volta ao estado inicial). Outro fenômeno que pode acontecer em correias em V lisa é o "deslize" cuja principal causa é uma tensão inicial insuficiente e/ou sobrecarga no eixo resistente, não dando o atrito necessário entre o conjunto(polia e correia). O fenômeno creep é inevitável, já o deslize pode ser evitado com a aplicação de uma tensão inicial correta na correia . Correia em V lisa na mecânica, é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para outras. As correias em V são elementos de transmissão clássicos para transmissão não positiva de binários. As correias em V estão sujeitas a envelhecimento e desgaste. Por essa razão, têm de ser controladas e substituídas a intervalos regulares. Esta correia D-144 é geralmente aplicada em Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Aplicação: Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Características e Vantagens: Mais baratas do que outras formas de transmissão. Funcionamento suave: Paradas e Partidas. Operação silenciosa e sem lubrificação. Absorve as vibrações desagradáveis e prejudiciais. Requer mínima limpeza e manutenção robusta e durável. Possui vasta seleção de velocidades. Fácil instalação e substituição. Relativamente pouco afetadas pela umidade, poeiras abrasivas ou variações extremas de temperatura. Fusível para os componentes do sistema.
Estabilidade dimensional
Alta capacidade de transmissão de HP
Alta resistência a sobrecargas
Longa vida em flexão
Mínimo alongamento (suficiente apenas para absorver picos de cargas nas partidas ou nos choques)
Resistência ao óleo e ao calor
Devido à sua condutividade estática, evita riscos de incêndio
Custo baixo de transmissão
Menor custo de manutenção
Construídas com matérias-primas da alta qualidade
Perfil D | ||||
REF. DA CORREIA | C.D. | C.E | ||
( pol. ) | ( mm. ) | ( pol. ) | ( mm. ) | |
D115 | 118 | 3005 | 120 | 2933 |
D120 | 123 | 3132 | 125 | 3055 |
D128 | 131 | 3335 | 133 | 3250 |
D136 | 139 | 3538 | 141 | 3445 |
D140 | 143 | 3640 | 145 | 3543 |
D144 | 147 | 3741 | 149 | 3640 |
D152 | 155 | 3945 | 157 | 3836 |
D158 | 161 | 4097 | 163 | 3982 |
D162 | 165 | 4199 | 167 | 4080 |
D164 | 167 | 4249 | 169 | 4128 |
D170 | 173 | 4402 | 175 | 4450 |
D173 | 176 | 4478 | 178 | 4526 |
D180 | 183 | 4656 | 185 | 4704 |
D195 | 198 | 5037 | 200 | 5085 |
D210 | 213 | 5418 | 215 | 5466 |
D224 | 227 | 5773 | 229 | 5822 |
D225 | 228 | 5799 | 230 | 5847 |
D240 | 241 | 6116 | 243 | 6165 |
D250 | 251 | 6370 | 253 | 6419 |
D255 | 256 | 6497 | 258 | 6546 |
D270 | 271 | 6878 | 273 | 6927 |
Variações disponíveis para correia perfil d multi-v - continental
Perfil
d-128
d-140
d-158
d-164
d-170
d-173
d-250
d-124
d-126
d-130
d-132
d-148
d-150
d-160
d-163
d-167
d-185
d-220
d-228
d-230
d-260
d-275
d-280
d-285
d-290