Correia é o elemento flexível, que pode ser composta de vários materiais e formas, responsável pela transmissão de rotação entre duas árvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmissão por correias lisa A é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente. A transmissão por correia em V é bem adequada para utilizações em que a distância entre eixos rotativos é grande, e é usualmente mais simples e mais econômica que as outras formas alternativas de transmissão de potência. A transmissão por correia frequentemente elimina a necessidade de um arranjo mais complicado de engrenagens, mancais e eixos. Com discernimento apropriado fácil reposição e, em muitos casos, em função da sua flexibilidade e capacidade de amortecimento, reduzem a transmissão de choques mecânicos e vibrações espúrias entre eixos. A transmissão de potência no conjunto só é possível quando existir atrito entre polia e correia A-42, e o mesmo é obtido através de uma tensão inicial uniforme entre o conjunto.Quando em funcionamento essa tensão desaparece, não fica uniforme e observa-se que enquanto um lado fica tensionado o outro fica frouxo, causando consideravelmente uma deformação na correia A 42 ("creep"). De forma mais simples essa deformação pode ser explicada: um lado estica e o outro comprime(volta ao estado inicial). Outro fenômeno que pode acontecer em correias em V lisa é o "deslize" cuja principal causa é uma tensão inicial insuficiente e/ou sobrecarga no eixo resistente, não dando o atrito necessário entre o conjunto (polia e correia). O fenômeno creep é inevitável, já o deslize pode ser evitado com a aplicação de uma tensão inicial correta na correia . Correia em V lisa na mecânica, é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para outras. As correias em V são elementos de transmissão clássicos para transmissão não positiva de binários. As correias em V estão sujeitas a envelhecimento e desgaste. Por essa razão, têm de ser controladas e substituídas a intervalos regulares. Esta correia A-42 é geralmente aplicada em Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Mais baratas do que outras formas de transmissão. Funcionamento suave: Paradas e Partidas. Operação silenciosa e sem lubrificação. Absorve as vibrações desagradáveis e prejudiciais. Requer mínima limpeza e manutenção robusta e durável. Possui vasta seleção de velocidades. Fácil instalação e substituição. Relativamente pouco afetadas pela umidade, poeiras abrasivas ou variações extremas de temperatura. Fusível para os componentes do sistema.
Correia em V liSA Perfil A | ||||
REF. DA CORREIA | C. D. | C. E. | ||
( pol. ) | ( mm. ) | ( pol. ) | ( mm. ) | |
Correia A-15 | 16 | 414 | 17 | 434 |
A-16 | 17 | 439 | 18 | 460 |
A-17 | 18 | 465 | 19 | 485 |
A-18 | 19 | 490 | 20 | 511 |
A-19 | 20 | 516 | 21 | 536 |
A-20 | 21 | 541 | 22 | 561 |
A-21 | 22 | 566 | 23 | 587 |
A-22 | 23 | 592 | 24 | 612 |
A-23 | 24 | 617 | 25 | 638 |
A-24 | 25 | 643 | 26 | 663 |
A-25 | 26 | 668 | 27 | 688 |
A-26 | 27 | 693 | 28 | 714 |
A-27 | 28 | 719 | 29 | 739 |
A-28 | 29 | 744 | 30 | 765 |
A-29 | 30 | 770 | 31 | 790 |
A-30 | 31 | 795 | 32 | 815 |
A-31 | 32 | 820 | 33 | 841 |
A-32 | 33 | 846 | 34 | 866 |
A-33 | 34 | 871 | 35 | 892 |
A-34 | 35 | 897 | 36 | 917 |
A-35 | 36 | 922 | 37 | 942 |
A-36 | 37 | 947 | 38 | 968 |
A-37 | 38 | 973 | 39 | 993 |
A-38 | 39 | 998 | 40 | 1019 |
A-39 | 40 | 1024 | 41 | 1044 |
A-40 | 41 | 1049 | 42 | 1069 |
A-41 | 42 | 1074 | 43 | 1095 |
A-42 | 43 | 1100 | 44 | 1120 |
A-43 | 44 | 1125 | 45 | 1146 |
A-44 | 45 | 1151 | 46 | 1171 |
A-45 | 46 | 1176 | 47 | 1196 |
A-46 | 47 | 1201 | 48 | 1222 |
A-47 | 48 | 1227 | 49 | 1247 |
A-48 | 49 | 1252 | 50 | 1273 |
A-49 | 50 | 1278 | 51 | 1298 |
A-50 | 51 | 1303 | 52 | 1323 |
A-51 | 52 | 1328 | 53 | 1349 |
A-52 | 53 | 1354 | 54 | 1374 |
A-53 | 54 | 1379 | 55 | 1400 |
A-55 | 56 | 1430 | 57 | 1450 |
A-56 | 57 | 1455 | 58 | 1476 |
A-57 | 58 | 1481 | 59 | 1501 |
A-58 | 59 | 1506 | 60 | 1527 |
A-59 | 60 | 1532 | 61 | 1552 |
A-60 | 61 | 1557 | 62 | 1577 |
A-61 | 62 | 1582 | 63 | 1603 |
A-62 | 63 | 1608 | 64 | 1628 |
A-63 | 64 | 1633 | 65 | 1654 |
A-64 | 65 | 1659 | 66 | 1679 |
A-65 | 66 | 1684 | 67 | 1704 |
A-66 | 67 | 1709 | 68 | 1730 |
A-67 | 68 | 1735 | 69 | 1755 |
A-68 | 69 | 1760 | 70 | 1781 |
A-69 | 70 | 1786 | 71 | 1806 |
A-70 | 71 | 1811 | 72 | 1831 |
A-71 | 72 | 1836 | 73 | 1857 |
A-72 | 73 | 1862 | 74 | 1882 |
A-73 | 74 | 1887 | 75 | 1908 |
A-74 | 75 | 1913 | 76 | 1933 |
A-75 | 76 | 1938 | 77 | 1958 |
A-76 | 77 | 1963 | 78 | 1984 |
A-77 | 78 | 1989 | 79 | 2009 |
A-78 | 79 | 2014 | 80 | 2035 |
A-79 | 80 | 2040 | 81 | 2060 |
A-80 | 81 | 2065 | 82 | 2085 |
A-81 | 82 | 2090 | 83 | 2111 |
A-82 | 83 | 2116 | 84 | 2136 |
A-83 | 84 | 2141 | 85 | 2162 |
A-84 | 85 | 2167 | 86 | 2187 |
A-85 | 86 | 2192 | 87 | 2212 |
A-86 | 87 | 2217 | 88 | 2238 |
A-87 | 88 | 2243 | 89 | 2263 |
A-88 | 89 | 2268 | 90 | 2289 |
A-89 | 90 | 2294 | 91 | 2314 |
A-90 | 91 | 2319 | 92 | 2339 |
A-91 | 92 | 2344 | 93 | 2365 |
A-92 | 93 | 2370 | 94 | 2390 |
A-93 | 94 | 2395 | 95 | 2416 |
A-94 | 95 | 2421 | 96 | 2441 |
A-95 | 96 | 2446 | 97 | 2466 |
A-96 | 97 | 2471 | 98 | 2492 |
A-97 | 98 | 2497 | 99 | 2517 |
A-98 | 99 | 2522 | 100 | 2543 |
A-99 | 100 | 2548 | 101 | 2568 |
A-100 | 101 | 2573 | 102 | 2593 |
A-101 | 102 | 2598 | 103 | 2619 |
A-102 | 103 | 2624 | 104 | 2644 |
A-103 | 104 | 2649 | 105 | 2670 |
A-104 | 105 | 2675 | 106 | 2695 |
A-105 | 106 | 2700 | 107 | 2720 |
A-106 | 107 | 2725 | 108 | 2746 |
A-107 | 108 | 2751 | 109 | 2771 |
A-108 | 109 | 2776 | 110 | 2797 |
A-109 | 110 | 2802 | 111 | 2822 |
A-110 | 111 | 2827 | 112 | 2847 |
A-111 | 112 | 2852 | 113 | 2873 |
A-112 | 113 | 2878 | 114 | 2898 |
A-115 | 116 | 2954 | 117 | 2974 |
A-119 | 120 | 3056 | 121 | 3076 |
A-120 | 121 | 3081 | 122 | 3101 |
A-125 | 126 | 3208 | 127 | 3228 |
A-126 | 127 | 3233 | 128 | 3254 |
A-128 | 129 | 3284 | 130 | 3305 |
A-130 | 131 | 3335 | 132 | 3355 |
A-135 | 136 | 3462 | 137 | 3482 |
A-136 | 137 | 3487 | 138 | 3508 |
A-140 | 141 | 3589 | 142 | 3609 |
A-144 | 145 | 3691 | 146 | 3711 |
A-150 | 151 | 3843 | 152 | 3863 |
A-155 | 156 | 3970 | 157 | 3990 |
A-158 | 159 | 4046 | 160 | 4067 |
A-160 | 161 | 4097 | 162 | 4117 |
A-162 | 163 | 4148 | 164 | 4168 |
A-165 | 166 | 4224 | 167 | 4244 |
A-166 | 167 | 4249 | 168 | 4270 |
A-173 | 174 | 4427 | 175 | 4448 |
A-180 | 181 | 4605 | 182 | 4625 |