Correia é o elemento flexível, que pode ser composta de vários materiais e formas, responsável pela transmissão de rotação entre duas árvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmissão por correias lisa 8V é composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente. A transmissão por correia 8V é bem adequada para utilizações em que a distância entre eixos rotativos é grande, e é usualmente mais simples e mais econômica que as outras formas alternativas de transmissão de potência. a transmissão por correia frequentemente elimina a necessidade de um arranjo mais complicado de engrenagens, mancais e eixos. Com discernimento apropriado fácil reposição e, em muitos casos, em função da sua flexibilidade e capacidade de amortecimento, reduzem a transmissão de choques mecânicos e vibrações espúrias entre eixos. A transmissão de potência no conjunto só é possível quando existir atrito entre polia e correia 8v, e o mesmo é obtido através de uma tensão inicial uniforme entre o conjunto. Quando em funcionamento essa tensão desaparece, não fica uniforme e observa-se que enquanto um lado fica tensionado o outro fica frouxo, causando consideravelmente uma deformação na correia ("creep").De forma mais simples essa deformação pode ser explicada: um lado estica e o outro comprime(volta ao estado inicial). Outro fenômeno que pode acontecer em correias é o "deslize" cuja principal causa é uma tensão inicial insuficiente e/ou sobrecarga no eixo resistente, não dando o atrito necessário entre o conjunto (polia e correia). O fenômeno creep é inevitável, já o deslize pode ser evitado com a aplicação de uma tensão inicial correta na correia 8v. Correia 8V lisa na mecânica, é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para outras. As correias em V são elementos de transmissão clássicos para transmissão não positiva de binários. As correias em V estão sujeitas a envelhecimento e desgaste. Por essa razão, têm de ser controladas e substituídas a intervalos regulares. Esta correia 8V é geralmente aplicada em Sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial.
Aplicação:Excelente Transmissão para pequenos espaços.A correia 5V é aplicada em sistemas de transmissão de potência em geral, principalmente onde o espaço, peso e potência são críticos. | |
Medidas da Correia 8V |
Norma | Largura(mm) | Altura(mm) | Ângulo | Máximo Número de frisos | Passo(mm) |
MPTA-RMA-RAC IP-22 | 16 | 14 | 40° | NÃO SE APLICA | NÃO SE AP |
Esta correia bem como a Correia 5V é produzidas para atender a transmissões com espaços reduzidos e também proporciona transmissões de alta rotação e motores potentes correias de perfis menores que as convencionais.
Correia em V Perfil 8V | ||||
REF. DA CORREIA | C.D. | |||
( pol. ) | ( mm. ) | |||
8V1060 | 106 | 2692 | ||
8V1120 | 112 | 2845 | ||
8V1180 | 118 | 2997 | ||
8V1250 | 125 | 3175 | ||
8V1320 | 132 | 3353 | ||
8V1400 | 140 | 3556 | ||
8V1500 | 150 | 3810 | ||
8V1600 | 160 | 4064 | ||
8V1700 | 170 | 4318 | ||
8V1800 | 180 | 4572 | ||
8V1900 | 190 | 4826 | ||
8V2000 | 200 | 5080 | ||
8V2120 | 212 | 5385 | ||
8V2240 | 224 | 5690 | ||
8V2300 | 230 | 5842 | ||
8V2360 | 236 | 5994 | ||
8V2500 | 250 | 6350 | ||
8V2650 | 265 | 6731 | ||
8V2800 | 280 | 7112 | ||
8V3000 | 300 | 7620 | ||
8V3150 | 315 | 8001 | ||
8V3350 | 335 | 8509 | ||
8V3550 | 355 | 9017 | ||
8V3750 | 375 | 9525 | ||
8V4000 | 400 | 10160 | ||
8V4250 | 425 | 10795 | ||
8V4500 | 450 | 11430 | ||
8V4750 | 475 | 12065 | ||
8V5000 | 500 | 12700 | ||
8V5600 | 560 | 14224 |