O acoplamento tipo pneu consiste em um conjunto de três peças – dois cubos em metal e um centro elástico em peça única e sem emendas – o que proporciona uma grande flexibilidade e amortecimento nos processos de transmissão de rotação entre eixos.
Muito utilizado em motores de combustão e em equipamento de alta rotação, o acoplamento tipo pneu unifica as extremidades dos eixos, podendo ser aplicado em saída de redutores, transportadores, digestores, bombas de lodo, elevadores de carga e outros. O acoplamento tipo pneu é flexível e pode ser utilizado em aplicações de média e alta necessidade de torque, tudo isso devido à sua compressão de elementos elásticos, que reduzem as danificações.
O conjunto de peças do acoplamento tipo pneu garante a segurança do sistema e facilita a manutenção, sua absorção de desalinhamentos reduz o esforço da máquina e aumenta sua vida útil, maximizando a produção. A economia é outro ponto positivo do acoplamento tipo pneu, pois com manutenção simples e rápida, ele garante um intervalo longo entre uma manutenção e outra, evitando prejuízos para a linha produtiva. Além disso, o acoplamento tipo pneu é constituído por apenas três peças, o que permite a troca do elemento elástico sem desacoplar as máquinas.
O acoplamento tipo pneu possui um balanceamento constante, tornando-se responsável por não apenas amortecer vibrações e choques, mas zelar pela segurança de operadores do equipamento. Ele é altamente resistentes às adversidades devido ao seu componente elástico, resistindo à poeira, água e óleo, não necessitando de nenhum tipo de lubrificação. Trabalhando sob uma temperatura que varia entre -30°C e 85°C, ele é encontrado nos mais diversos modelos.