Os acoplamentos elásticos com garras, tipos EA, GA e HA, são utilizados na ligação de eixos rotativos, com desalinhamentos normalmente inevitáveis, tanto radiais como angulares e axiais. Com elementos elásticos em borracha nitrílica, resistente a óleo, poeira e água, absorvendo choques e vibrações provenientes das máquinas acionadas ou acionadoras. Por serem de construção simples, os acoplamentos elásticos, permitem uma instalação rápida, com fácil manutenção e baixo custo.
Descrição:
Cubos em ferro ou alumínio;
Elementos em borracha Nitrílica;
Elementos em Víton para temperaturas de até 180º;
Construção com espaçador;
Construção com anel de deslocamento Axial;
Construção com polia.
SELEÇÃO RÁPIDA
Recomendada nos casos em que o acoplamento for montado diretamente no eixo do motor elétrico. O tamanho do acoplamento é determinado pela interseção da linha cor respondente da potência do motor com a coluna da rotação
O acoplamento de garra é uma peça amplamente utilizada pelos segmentos industriais, empresas de manutenção e setores da construção civil, para a fixação de desalinhamentos inevitáveis ocasionados por torques excessivos em máquinas e equipamentos. O componente tem como característica principal a presença de dentes e garras, que se adaptam aos mais diversos tipos de aplicações em engrenagens. Além disso, o acoplamento de garra também é fabricado em metal de alto desempenho, como por exemplo, o ferro, que garante a alta durabilidade do produto e a sua resistência contra ações mecânicas, atritos, variações de temperatura e processos de corrosão.
O acoplamento de garra elástico da Eflex está disponível em modelos EA, GA e HA, com amplo uso em eixos rotativos radiais, angulares e axiais. O elemento conta com peça em borracha nitrílica com grande resistência ao óleo, poeira e água, além de elevada capacidade de amortecimento. Entre outras especificações do acoplamento de garra elástico da linha Eflex, podemos descrever:
Importante ressaltar que o tamanho do acoplamento de garra elástico da Eflex é determinado de acordo com a interseção da linha correspondente à potência do motor, em conjunto com a coluna de rotação. A potência é medida em CV, com RPM que varia de 3600 a 900.